segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Cresce número de 'armadilhas' de hackers no Orkut, diz relatório


cuidado

Piratas usam vulnerabilidades em sites para infectar computadores e roubar dados.Cultura do acesso via lan house também facilita disseminação de atividades nocivas.

Sites considerados confiáveis e acessados diariamente por internautas são o novo 'Eldorado' dos hackers especializados em infectar computadores e roubar dados. No Brasil, o Orkut é o principal alvo de ataques de piratas virtuais, já que o site é acessado por cerca de 27 milhões de pessoas no país. O último relatório Internet Security Threat Report (ISTR), divulgado pela empresa especializada em segurança de redes Symantec, aponta a mudança na estratégia dos criminosos virtuais. Em vez de arquivos infectados por e-mail, a técnica preferida dos hackers passou a ser a exploração de vulnerabilidades específicas de sites, especialmente nas redes sociais.
saiba mais
'Caçadores de vírus' acham um site infectado a cada cinco segundos
Piratas usam e-mail com falso vídeo de Ronaldo para roubar senhas bancárias
Google adapta filtro antipirataria para combater pedofilia no YouTube
Hackers liberados pela Justiça terão de resumir clássicos da literatura
Nos últimos seis meses de 2007, foram relatadas 11.253 falhas no código de diversos sites na América Latina. No entanto, apenas 4% destes problemas - que facilitam o roubo de informações e a proliferação de vírus - foram corrigidos. A maior fatia dos ataques de hackers na América Latina saiu do Brasil: 37%. O país também foi o país com a maior porcentagem de computadores infectados na América Latina no segundo semestre de 2007. Das máquinas infectadas na região, 40% eram brasileiras.